Plágio é um assunto que tem preocupado muitos blogueiros. Este assunto é abordado por inúmeros blogs, com a esperança de, um dia, conscientizar estes plagiadores, de que a reprodução de conteúdos é proibida, e que existem leis contra isso. Lei Nº 9.610, De 19 De Fevereiro De 1998. Clique aqui (para saber mais sobre a lei).
Plagio é uma definição moderna para simbolizar "fracassado", já que uma pessoa que copia obra alheia sem autorização e sem citar a fonte, apenas o faz por incapacidade de fazer, ela mesma, a sua própria obra. Aqui cabe um acréscimo: além de ser ilegal, mesmo que autorizado, o plágio revela desonestidade intelectual. Ou seja, mesmo que não levado a um tribunal, é uma atitude condenável. É pena isso não ser evidente a todos.
Fonte ¹
Como agir em caso de plágio ?
1º - Contatar o plagiador e pedir "educadamente" a retirada.
1º - Contatar o plagiador e pedir "educadamente" a retirada.
Geralmente, os blogs costumam (e devem) ter um formulário de contatos, ou o endereço de e-mail do blog, ou do autor deste. Você deve procurar o e-mail do blog, ou alguma outra forma de contatar o autor, por e-mail, de preferência. Caso não consiga encontrar nada, deixe um comentário no artigo. Muitas vezes, os autores dos blogs não lêem os comentários recebidos, e acabarão por não ver o seu comentário. Por isso, tente encontrar um meio de contatar este infrator. Procure-o nas redes sociais, ou em qualquer outro meio de comunicação na internet. Diga a ele que oque ele plagiou é de sua autoria, e que não gosta de vê-lo roubado desta maneira. Fale que plágio é um crime, e peça para ele remover o post do ar, ou inserir a fonte, o que você preferir.
2º - Ameace denunciar o plagiador.
Se o plagiador não obedeceu ao seu pedido, e nem pretende fazê-lo, ameace-o. Diga que irá denunciá-lo, e que pode até tirar o seu blog do ar. Ainda não denuncie, se o autor ver o que fez de errado, e descobrir que não é legal plagiar artigos desta maneira, ele pode remover, e a denúncia não será precisa.
Denunciando para o Blogger : Clique Aqui
3º - Providências secundárias.
Se você está mesmo disposto a fazer com que o plagiador se arrependa do que fez, algumas outras providências devem ser tomadas. Tente, se possível, denunciar o blog aos mecanismos de buscas, para que eles não o indexem mais. Caso o blog seja monetizado, também tente denunciá-lo aos serviços de monetização, para que este blog não receba mais dinheiro de afiliados. Procure denunciar o blog a diversos serviços em que ele está cadastrado, para assim, fazer com que ele se arrependa do que fez.Fonte ²
Alguns dos adeptos à campanha:
0 Comentários:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentáio. Por favor não escreva palavrões nem faça chigamentos, se não seu comentário sera excluído